Acesse Conteúdos Pedagógicos
Início Em Foco Fique de olho Interatividade CONCURSOS/SELEÇÕES Currículo mínimo correio@escola

Início > Interatividade > Acontece nas escolas

Acontece nas escolas
PROFESSOR, ESSE ESPAÇO FOI CRIADO PARA VOCÊ DIVULGAR EVENTOS, FESTAS E OUTRAS COMEMORAÇÕES
enviar por e-mailfacebooktwitterrsscompartilhe




Por iniciativa própria dos alunos do CELAMM, formou-se um grupo de estudos, os "Amigos do Estudo". Com a colaboração da direção do colégio, sob a direção de Simone Carvalho da Silva, diretora geral, o grupo ganhou uma sala especial para seus estudos, a sala de Matemática, e também a alimentação na parte da tarde, já que o grupo estuda pela manhã.

Nesta sala os alunos da terceira série, que entenderam bem os conteúdos das diversas disciplinas apresentadas durante a semana, ajudam seus colegas com dificuldades cognitivas.

Os professores que estão disponíveis no colégio também dão apoio, quando necessário.

Maria José Alessio dos Santos Avila - OT CELAMM
Colégio Estadual Leopoldo Américo Miguez de Mello
Angra dos Reis (RJ)

O CIEP 339 anuncia sua IV Mostra de Talentos!

Dia 25 /05/10

Uma viagem no Túnel do Tempo!

"Relembrando Astros e Estrelas que fizeram e fazem a galera dançar!"
"As coreografias que fizeram história no Brasil e no mundo"

Grupos com no mínimo oito componentes.

Aberta para toda a comunidade escolar e do entorno, alunos, professores, pais e amigos. AH!! Não se esqueça de caprichar no visual de seu grupo, hein?

Sandra Mª D. G. Rosa
Ciep 339 Mário Tamborindeguy
Irajá – Rio de Janeiro
Vem aí as Olimpíadas de Língua Portuguesa!!

No CIEP 339 MÁRIO TAMBORINDEGUY, sob a coordenação da Professora Deolinda Waquim!

"Escrevendo o Futuro"

"Leitor, qual a sua dor?
Perceber o não dito;
Usar a razão e a emoção;
Expor seu pensamento,
Dando ao que se lê
O seu próprio sentido."

Deolinda Waquim
OT

Sandra Mª D. G. Rosa
Ciep 339 Mário Tamborindeguy
Irajá – Rio de Janeiro

A ARTE VISITA A EDUCAÇÃO

A convite dos animadores culturais locais Rodrigo Lobo e Demétrio Sena e da bibliotecária Andréa, os artistas plásticos Fiuza e Sônia Monteiro irão expor suas obras no CIEP Brizolão 327 - Suruí - Magé (RJ), a partir do próximo dia 9 de agosto. A exposição, que terá a duração de dez dias, contará com pinturas, objetos e instalações. Enquanto João de Almeida Fiuza, artista plástico veterano e premiado, com inúmeras exposiões individuais e participações em coletivas, trabalha com objetos em madeira e chapa galvanizada, Sônia Monteiro, iniciante que já soma algumas individuais e participações em coletivas, trabalha mais com pintura e eventualmente com instalações e outras formas de arte conceitual.

Os organizadores da exposição também pretendem gerar interatividade entre alunos e artistas, com atividades de criação artística pelos alunos, durante a exposição. Sônia Monteiro, inclusive, foi convidada por uma professora local a fazer um trabalho antecipado diretamente com os alunos, envolvendo o patrimônio histórico e cultural do Município de Magé. Aceitou prontamente e já está articulando o que fará para que o trabalho flua com naturalidade, sem inspirar o mesmo clima de obrigatoriedade em sala de aula.

A diretora Alcimar, a orientadora pedagógica Cláudia, além dos professores e alunos do CIEP 327 vivem grande expectativa em relação ao evento.

Outro momento especial para o CIEP, mas ainda sem data marcada, será a oficina do também artista plástico e designer de brinquedos Deneir. Deneir é um artista bem conhecido pelo público. Tem exposições realizadas em todo o Brasil e em países da Europa. Contabiliza centenas de premiações e participou de diversos programas de televisão. Também morador de Magé, Deneir é educador lotado no CIEP Brizolão 127, em Piabetá.

Demétrio Sena
CIEP Brizolão 327 – Pedro Américo
Magé (RJ)

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INOCÊNCIO DE ANDRADE estará promovendo a Semana da Educação no período de 26/04 à 30/04 com a seguinte programação:


26/04 – Segunda-feira

10h30 - "APRENDENDO A SORRIR"

Palestrante: CARLOS EDUARDO SOBRAL DE CARVALHO

Graduado em Odontologia e Pós Graduado em Saúde da Família

15h - "A VOZ QUE ENSINA"

Palestrante: JULIANA SCHUENK - Graduada em Fonoaudiologia


27/04 – Terça-feira

10h30 - ANIMAÇÃO EM AÇÃO / Oficinas de arte pra o Ensino Normal

13h30 - OFICINA DE TROVAS

Palestrante: MARINA SANT'ANA - Graduada em Letras

15h30 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Professoras: LIGIA, NORMA e MERY LEILA


28/04 – Quarta-feira

10h30 -"LIBRAS - UMA NOVA FORMA DE LER O MUNDO"

Palestrante: Responsáveis pelo NAPES da CRRSI

15h - "OS DESAFIOS DE UMA VOCAÇÃO"

Palestrante: ROBERTO MONTECHIARI - Graduado em Psicologia


30/04 – Sexta-feira

10h30 - "ENSINANDO E CANTANDO - SEGUINDO A CANÇÃO..."

Palestrante: LUIZ ANTÔNIO CAVALHEIRO - Graduado em Letras e Pós Graduado em
Educação Infantil

10h30 - "RECRIANDO E RECREANDO QUALIDADE DE VIDA"
Palestrante: SDRU - Graduado em Educação Física

15h30 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Professoras: LIGIA, NORMA e MERY LEILA


Durante esta semana o comércio local estará expondo livros e materiais pedagógicos.

Renata Lessa Feijó
Instituto de Educação Inocêncio de Andrade
Cordeiro (RJ)



Realização das apresentações do estudo de texto das letras de músicas procurando decifrar as mensagens que ora enfocam situações sociais, políticas e emotivas, de forma que a língua escrita amparada pela literatura ultrapasse a fronteira do tempo e do espaço. Desta feita, realizaremos apresentações voltadas para a análise dos textos tendo como pressuposto o contexto histórico, trabalhando de forma interdisciplinar, atendendo à exigência da Secretaria na seleção de conteúdos elencada para o bimestre, que seja: dentro do enfoque de Leitura e interpretação de textos. Estímulo à leitura e interpretação através dos temas transversais diversos: realizando leituras silenciosas e orais socializadas em debates e comentários construídos mediante a construção e interpretação dos significados dos textos. Percepção da importância do contexto na construção do sentido do texto: pesquisa e debate sobre saúde e prevenção de doenças mediante um comportamento responsável diante da vida.

As apresentações das oitavas séries foram realizadas tendo dois grupos por vez e definidas em ordem cronológica (1960/1970;1970/1980;1980/1990;1990/2000;2000/2010). Todos os grupos enfocarão o contexto histórico da década e terão a possibilidade de se manifestar artisticamente tocando e cantando as músicas. IMPERDÍVELLLL!!!!!!!

Judivalda Brasil
Escola Estadual Lauro de Carvalho Chaves
Macapá (AP)

LANÇAMENTO DE LIVRO

A Coordenadora do C. E. Frei Tomás, Rosivar Marra Leite, lança, no próximo dia 1º de maio, o livro infanto-juvenil "O Escoteiro e o Lobinho". O lançamento acontecerá no Auditório do colégio, no 2º andar, a partir das 18h30. As ilustrações são de Wanderléa Faria. O colégio fica localizado na Avenida Roberto Silveira, nº 427, Centro, Itaocara (RJ).

Rosivar Marra Leite
Colégio Estadual Frei Tomás
Itaocara (RJ)


Alunos do Instituto de Educação de Miracema põem a Mão na massa

Sob a orientação da Coordenadora Pedagógica, Profª Angela Mota, professores e alunos do Instituto de Educação de Miracema vêm desenvolvendo uma série de atividades neste ano de 2010 que visam o debate e a reflexão sobre os diversos tipos de preconceitos que são "amarras para a constituição de uma sociedade mais inclusiva e humana.

Dentre as diversas abordagens sobre a questão do preconceito, o racismo vem sendo a questão destacada, seguindo a linha do Projeto que é "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...", verso de Caetano Veloso.

Além das atividades interdisciplinares realizadas por todos os professores das diversas áreas do conhecimento, vêm sendo realizadas palestras com diversos membros da comunidade:

- Dia 05/04 - Palestra com a professora Graça Salim abordando o tema/título do Projeto;
- Dia 12/04 - Palestra com a Engenheira Agrônoma Ana Cristina Bittar, tendo como foco Preservação Ambiental - Reflexos da Colonização Brasileira na realidade ambiental atual: "A sobrevivência do homem não depende da cor".

Todas as ações implementam o projeto pedagógico do Instituto de Educação de Miracema, que objetiva, sobre todos os aspectos, formar um ser humano melhor: "O nosso maior desejo é que este trabalho possa ser um instrumento para a construção de uma sociedade multirracial em que as diferenças não se constituem em desigualdades. Concordando com Caetano Veloso que "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" ficaremos felizes se o resultado do nosso pensar/fazer puder contribuir para que haja menos "dor" e mais "delícia" pelo fato de alguém pertencer a qualquer uma das etnico/raças que compõem o mosaico etnico/racial brasileiro.

Parabéns às diretoras Marlene Amim e Norma Jubim pelo apoio que vêm dando aos professores e à Coordenadora Pedagógica para a realização deste belíssimo projeto.

(Jornal - O PORTA-VOZ - 15/04/10)

Angela Maria da Silva Mota
Instituto de Educação de Miracema
Miracema (RJ)

No próximo dia 29 de abril, às 13h, o CIEP 236 Prof. Dejair Cabral Malheiros, em São Gonçalo, estará, em parceria com o NAPES (Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado), realizando sua segunda Capacitação do ano de 2010. A palestra terá como tema “A Inclusão e o Deficiente Mental” e será ministrada pela Professora Doutora Janaína Abdalla.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone do NAPES - São Gonçalo: 3705-2144.

Vagas limitadas!

Marcia Madureira Vilas Boas Torres
NAPES - São Gonçalo
CIEP 236 Prof. Dejair Cabral Malheiros
São Gonçalo (RJ)


Gostaríamos de informar que está acontecendo em nossa UE o Projeto Passe Perfeito, uma parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e a Associação BBME de Amparo aos Atletas Nacionais.

Buscando proporcionar o desenvolvimento físico e psicológico de jovens de baixa renda, são realizadas aulas de futebol conjugadas a oficinas de cidadania, assim como palestras voltadas para o bem-estar biopsicossocial, priorizando a prevenção em lugar do tratamento. O Projeto visa atender a crianças e jovens residentes em bairros dos municípios de São Gonçalo e São João de Meriti no período de janeiro a abril de 2010 em duas escolas públicas, uma de cada município.

Toda a infra-estrutura para a realização do projeto como professores, material esportivo e material de papelaria, assim como o lanche do público beneficiário, estará sob responsabilidade da parceira firmada entre a Secretaria e a Associação BBME de Amparo aos Atletas Nacionais, cabendo à escola somente ceder o espaço físico.

No dia 30 de março os alunos fizeram uma visita ao Clube de Regatas do Flamengo, sendo recebidos pelo Adílio, ex-jogador do Flamengo, e Coordenador do Projeto. Teremos o prazer de recebê-lo em nossa escola no dia 6 de abril, às 14h.

Teresa Cristina Meira L. Neves
Orientadora Tecnológica
Colégio Estadual Casemiro Meirelles
São João de Meriti (RJ)




EM FOCO
FIQUE PODE DENTRO
NOTÍCIA DA ESCOLA
ÚLTIMAS
PRIMEIRA PÁGINA
FIQUE DE OLHO
PROGRAMAS E AÇÕES
AGENDE-SE
INTERATIVIDADE
CONEXÃO TV
BLOGS DAS ESCOLAS
CONCURSOS/SELEÇÕES
CURRÍCULO MÍNIMO
CORREIO@ESCOLA

Fale conosco

Conheça também